Novidades

Por que suplementar?

09/08/2011

Cápsulas de beleza, pílulas da juventude eterna, shakes que afinam a silhueta em segundos! A todo momento somos bombardeados pela mídia com promessas de beleza, saúde e bem estar. Na maioria das vezes, não passam de falsas promessas... No que acreditar?
Por definição, suplementos nutricionais servem para complementar com calorias e ou nutrientes a dieta diária nos casos em que a ingestão, a partir da alimentação, é insuficiente, ou quando a dieta requer suplementação (Resolução CFN n° 380/2005).
Devemos suplementar quando a dieta, por vários motivos, não atinge as necessidades nutricionais diárias de um indivíduo. A correria do dia a dia, por exemplo, muitas vezes limita o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, como hortaliças e frutas frescas. O estresse físico e mental obriga o organismo a trabalhar mais, esgotando algumas reservas de nutrientes. O uso de medicações também pode causar deficiências nutricionais.
Por outro lado, podemos suplementar quando a suplementação trouxer benefícios. Alguns exemplos dessas situações:
- Na atividade física para ganho de massa magra, perda de gordura e melhora do desempenho esportivo;
- Em enfermidades como o diabetes, hipertensão e aumento dos níveis de colesterol/triglicérides, onde a suplementação auxilia no controle da doença, na prevenção de complicações e mesmo na redução da dosagem de alguns medicamentos;
- Nas desordens estéticas e sua prevenção (como acne, celulite, estrias e flacidez);
- No caso de histórico familiar de alguma doença, como o câncer, onde a suplementação pode prevenir ou retardar o aparecimento da enfermidade;
- No período pré-gestacional, entre outros.
Além disso, muitas vezes as dosagens recomendadas de nutrientes para prevenção ou tratamento de alguma condição não são encontradas nos alimentos. O suplemento permite isolar a substância ativa que desejamos e colocá-la na quantidade ideal para cada indivíduo!
Mas atenção! Nenhum suplemento é capaz, isoladamente, de promover saúde/beleza ou de reverter algum quadro de deficiência nutricional e doença. Mais importante que utilizar dessa ferramenta é adquirir bons hábitos: alimentação adequada, prática regular de atividade física, sono adequado, abandono do tabagismo... Os suplementos alimentares são excelentes aliados, mas não podem agir sozinhos. Há milênios atrás, Hipócrates já profetizava: “Que o teu alimento seja o teu remédio”.
Portanto, cuidado com promessas milagrosas. Consulte seu nutricionista! O segredo da beleza e longevidade é cuidar bem de si!

Próximo Curso

Nenhum curso agendado no momento.

Facebook Linked    Rua Alvarenga Peixoto, 1408, sala 1206. Bairro Santo Agostinho. Belo Horizonte/MG. CEP 30180-121 - Fone: (31) 41412427 (31) 94419000

© Copyright - 2017 - Única

Agência Treis