Novidades

Plástico: Inimigo invisível da saúde

02/12/2011

Em tempos de sustentabilidade, a preocupação ambiental tem nos levado a utilizar cada vez menos embalagens plásticas. No entanto, apesar da redução no uso de sacolas, a utilização de copos, filmes plásticos, garrafas de água e mamadeiras com esse material continua frequente.
O plástico presente nesses utensílios e no revestimento interno de embalagens de comidas e bebidas libera, especialmente quando aquecido, uma substância chamada bisfenol A. O bisfenol é uma toxina que migra para os alimentos e pode então ser ingerido.
Após a ingestão, essa substância pode provocar uma série de alterações no metabolismo humano, favorecendo o ganho de peso, o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, e outras consequências relacionadas à obesidade. O acúmulo dessa substância no organismo, além de outras toxinas, pode ainda favorecer a ocorrência de sintomas largamente ignorados ou não atribuídos à alimentação, tais como cansaço, sonolência, dores de cabeça freqüentes, hiperatividade ou agressividade, alteração do crescimento infantil e maturação sexual precoce.
O que fazer então? Primeiramente, evitar o uso do plástico como embalagem, restringindo esse uso somente para frutas e vegetais frescos. Deve-se manter líquidos, tais como leite, sucos e água acondicionados em garrafas de vidro ou aço inox. Além disso, evitar beber chás e café ou outras substâncias quentes em copinhos plásticos, hábito comum em restaurantes e lanchonetes. Por fim, não aquecer alimentos ou bebidas em embalagens plásticas, especialmente no microondas.
Além de evitar o plástico, é imprescindível que a alimentação seja balanceada, rica em produtos naturais e com o mínimo possível de produtos industrializados, evitando o contato com o bisfenol A e outras toxinas. Além disso, vitaminas e minerais presentes nas frutas, hortaliças e castanhas auxiliam os sistemas de detoxificação hepática, um processo que ocorre no fígado para eliminar substâncias estranhas e tóxicas ao organismo.
Mantenha uma alimentação equilibrada, evite o fumo e pratique atividade física, os pilares para uma vida saudável e longeva!!!

Próximo Curso

Nenhum curso agendado no momento.

Facebook Linked    Rua Alvarenga Peixoto, 1408, sala 1206. Bairro Santo Agostinho. Belo Horizonte/MG. CEP 30180-121 - Fone: (31) 41412427 (31) 94419000

© Copyright - 2017 - Única

Agência Treis