Novidades

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

06/02/2012

Alimentos termogênicos são aqueles capazes de estimular o metabolismo, já que sua ingestão constante permite que nosso organismo trabalhe em um ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual. No fim das contas, essa energia gasta a mais pode auxiliar na perda de alguns quilos na balança!
Muitos alimentos são conhecidos por seus efeitos termogênicos, sendo os principais: pimenta vermelha, gengibre, chá verde/branco, vinagre de maçã, café, cacau e guaraná em pó, entre outros.
Existem diversos mecanismos pelos quais os termogênicos podem auxiliar na perda de peso. Alguns deles atuam no Sistema Nervoso Central, estimulando o estado de alerta e concentração, retardando a fadiga muscular e aumentando a disposição para os exercícios físicos. Outros atuam diretamente nos adipócitos, as células que armazenam gordura, potencializando a quebra das gorduras durante o exercício.
Esses alimentos, no entanto, não devem ser encarados como milagrosos. A simples inclusão de algum deles na dieta não garante a perda de peso. Eles podem atuar como coadjuvantes do tratamento, mas desde que associados a um programa de reeducação alimentar e atividade física.
Cuidado: o consumo excessivo de alimentos com ação estimulante, por exemplo, como café, chá verde, cacau e guaraná em pó, podem desencadear sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais.
O ideal é introduzir esses alimentos com o acompanhamento e orientação de um profissional capacitado, que determinará qual o alimento termogênico mais indicado, as quantidades a serem ingeridas e os horários mais adequados, de acordo com as características de cada indivíduo.

Próximo Curso

Nenhum curso agendado no momento.

Facebook Linked    Rua Alvarenga Peixoto, 1408, sala 1206. Bairro Santo Agostinho. Belo Horizonte/MG. CEP 30180-121 - Fone: (31) 41412427 (31) 94419000

© Copyright - 2017 - Única

Agência Treis