Novidades

Relações entre a introdução precoce do leite de vaca e o desenvolvimento do Diabetes Mellitus tipo 1

04/05/2012

O tempo de amamentação ideal para a saúde, crescimento e desenvolvimento da criança é a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida. Introduzir o leite de vaca antes desse período pode favorecer o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 1 (DM1).
O DM1 se desenvolve em função do ataque autoimune às células beta pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina, levando dessa maneira à produção insuficiente de insulina e ao descontrole dos níveis de glicose, o que pode gerar sérias consequências em curto prazo, tais como hipoglicemia e cetoacidose, e também em longo prazo, como insuficiência renal, cegueira e doenças cardiovasculares.

leite

Evidências demonstram associação entre a introdução precoce do leite de vaca no primeiro ano de vida e o desenvolvimento de DM1. O trato gastrointestinal do bebê nos primeiros meses de vida é imaturo, e o contato com alguns componentes do leite de vaca, tais como a insulina bovina, caseína e albuminas intactas pode precipitar o ataque autoimune às células beta.
O ideal para se evitar o aumento do risco de desenvolvimento de DM1 é a amamentação exclusiva durante, no mínimo, os quatro primeiros meses de vida. Além de evitar uma exposição precoce das crianças ao leite de vaca, o leite materno é também um alimento específico para as necessidades dos bebês, evita a ocorrência de alergias e favorece o desenvolvimento do vínculo mãe-filho, sendo assim único e ideal para a alimentação de lactentes.

Próximo Curso

Nenhum curso agendado no momento.

Facebook Linked    Rua Alvarenga Peixoto, 1408, sala 1206. Bairro Santo Agostinho. Belo Horizonte/MG. CEP 30180-121 - Fone: (31) 41412427 (31) 94419000

© Copyright - 2017 - Única

Agência Treis