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BENEFÍCIOS DAS OLEAGINOSAS

04/11/2012

Atualmente observa-se um aumento no consumo de sementes oleaginosas por parte da população. Mas o que são e quais benefícios elas trazem para a saúde?

Nozes verdadeiras (amêndoas, avelãs, castanhas, castanhas de caju, castanhas do pará, macadâmias, nozes e pistaches) são frutas secas, espessas e muitas vezes contêm espinhos que recobrem sua semente. As sementes comestíveis (amendoim e amêndoa de baru), apesar de serem classificadas de forma diferente, apresentam características muito semelhantes às nozes verdadeiras. Ambas são boas fontes de lipídeos e proteínas.

As frações lipídicas são compostas especialmente pelos ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, com destaque para a relação ômega-6:ômega-3, principalmente da macadâmia, perfil favorável à redução do risco de doenças cardiovasculares.

As proteínas apresentam um perfil de aminoácidos essenciais que atende grande parte das necessidades nutricionais. Mesmo sendo pobres em metionina, cisteína e lisina, contêm teores mais elevados desses aminoácidos do que as leguminosas, como feijões. Contém o aminoácido glutamina, importante para a cicatrização tecidual e para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Apresentam alta quantidade de fitoesteróis, principalmente o β-sitosterol que, por apresentar estrutura semelhante ao colesterol, podem inibir sua absorção intestinal e reduzir a fração LDL e o colesterol total plasmáticos, reduzindo riscos cardiovasculares. Além disso, estudos epidemiológicos e experimentais sugerem que os fitoesteróis podem reduzir o risco de cânceres de cólon, mama e próstata.

As nozes e sementes comestíveis também são boas fontes de vitamina E (α-tocoferol), selênio e zinco, importantes para o sistema de defesa antioxidante do organismo. A castanha do Pará é a semente que apresenta maiores teores de selênio. O consumo de 100μg de selênio/dia (duas unidades de castanhas do pará), durante três meses, aumentou eficientemente os níveis do antioxidante glutationa peroxidase, em indivíduos saudáveis. O cuidado a ser tomado é que algumas castanhas apresentam teores muito altos de selênio, podendo ser tóxica por levar à selenose (aumento de selênio no sangue). Dessa forma, seu consumo deve ser controlado.

Além desses minerais, as nozes verdadeiras possuem grande quantidade de ferro e cálcio. O alto teor de potássio e baixo teor de sódio encontrado nesses alimentos favorecem o controle hidroeletrolítico e da pressão arterial, contribuindo assim para a manutenção da saúde.

Outra função benéfica desses alimentos para o organismo é sua atuação na prevenção de problemas entéricos e aumento do bolo fecal, por apresentar boas fontes de fibras insolúveis, principalmente a avelã, o amendoim e a castanha do Pará.

Em relação ao amendoim deve-se ter atenção quanto à sua qualidade. Apesar de conter grandes quantidades de proteína, minerais e bom perfil lipídico, ele deve ser livre de uma substância cancerígena, a aflatoxina. Para isso, é importante observar se o produto apresenta o selo de qualidade da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim e Balas), isentando o produto dessa substância tóxica.

Esses alimentos contêm alta densidade de nutrientes e de substâncias bioativas que potencializam seus efeitos benéficos à saúde e, portanto, o estudo e o consumo deles devem ser estimulados. Porém a densidade calórica dessas sementes é grande, devendo ser consumida com moderação.

Fontes:
FREITAS S. C. et al., 2008; FREITAS E NAVES, 2010.



 

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